sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Sair da zona de conforto - artigo transcrito

"É fácil ficar presa a uma rotina, no trabalho e também na vida pessoal. A maior parte das pessoas age por hábitos, mas o hábito é um padrão mental e comportamental instituído pela repetição. Ou seja, se fizer sempre as mesmas coisas obterá sempre os mesmos resultados. Resumindo: não evolui. Assumir desafios é uma excelente maneira de sair da chamada zona de conforto, de se pôr à prova e de mostrar a si mesma e ao mundo do que é realmente capaz.
Empresários bem sucedidos, como, por exemplo, o incontornável Richard Branson, fundador da Virgin, reconhecem que se pode tirar grandes benefícios da fuga aos dias sempre iguais. “Arriscar é uma excelente forma de me testar a mim próprio e ao grupo, e também uma maneira de ultrapassar os limites”, explicou ao siteentrepreneur.com. “Todas as pessoas deviam aperfeiçoar estas habilidades porque terão que enfrentar adversidades em certas altura da vida. Não interessa em que indústria se trabalha. A natureza do negócio é a mudança, seja ele qual for.”
Está mais convencida? Não dê ouvidos às frases que lhe martelam a mente sempre que pensa em fazer uma coisa diferente – “Não sou capaz”, “É difícil”, “Isto não é para mim”. Deixamos-lhe cinco razões para sair da sua zona de conforto

Cresce mais depressa  

Resistir à mudança não a ajuda a ganhar novas habilidades e a aprender a lidar com experiências novas. Só cresce, como pessoa e como profissional, quando ousa testar os seus limites.
Dica: o medo tem de ser enfrentado e combatido.

Ganha confiança   

É o que acontece quando decide fazer algo que duvida ser capaz de concretizar ou quando ultrapassa o que sentia como um limite.
Dica: a auto-confiança não diz apenas respeito aos conhecimentos já adquiridos, ela também se reforça perante a perspetiva de fazer algo diferente e de acreditar que pode vir a ser bem sucedida.

Aprende coisas novas   

É mais cómodo evitar oportunidades com receio da novidade e de não ser capaz. No entanto, aprender a lidar com o desconhecido e com o desafio ensina-lhe coisas sobre si, sobre a sua forma de agir e do que é capaz em determinadas situações.
Dica: É um ato de inteligência perceber como se comporta em situações de aprendizagem.

Faz coisas que a maioria das pessoas não faz 

Propondo coisas que os outros não estão dispostos a fazer ou fazendo-as de uma maneira diferente, pode aumentar consideravelmente as suas possibilidades de sucesso.
Dica: Se fizer o que sempre tem feito, consegue simplesmente os mesmos resultados e não passa ao nível seguinte.

Encontra novas oportunidades 

Fica mais exposta a oportunidades porque se coloca num mundo de novas situações, onde podem surgir mais-valias.
Dica: Suba a fasquia e parta em busca de novas oportunidades.

Alarga a sua zona de conforto

É isso mesmo, à medida que vai arriscando novas experiências e aceitando expor-se aos seus receios, passa a sentir-se familiarizada com novas ideias, novas responsabilidades, novos desafios e incorpora-os na sua zona de conforto, tornando-a cada vez mais ampla.
Dica: comece com situações que apesar de diferentes lhe são familiares, para ir ganhando confiança.
Fica uma pergunta no ar: O que vai fazer em 2016 para se sentir desconfortável?"

Artigo publicado por Helena Faria no site Executiva.pt
Não vou comentar nem acrescentar nada ao texto porque considero que está muito bem escrito. Mas ressalto a ideia principal que "se fizer sempre a mesma coisa, terá sempre o mesmo resultado".