sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

De Esopo ou não, ainda está em voga


"Um dia, o lobo teve a ideia de mudar sua aparência para conseguir comida de uma forma mais fácil. Então, vestiu uma pele de cordeiro e saiu para pastar com o resto do rebanho, despistando totalmente o pastor. Para sua sorte, ao entardecer, foi levado junto com todo o rebanho para um celeiro. Durante a noite, o pastor foi buscar um pouco de carne para o dia seguinte. Chegando no celeiro, puxou a primeira ovelha que encontrou. Era o lobo fingindo ser um cordeiro."

Moral da História:
Sempre que enganamos os outros, pagamos pelo nosso erro logo em seguida.

Também há a versão proveniente do mestre italiano Lourenço Abstêmio (surgida no século XV “Hecatomythium”):

"Um lobo, vestido em pele de carneiro, misturou-se com o rebanho de ovelhas e acada dia, matava uma das ovelhas. Quando o pastor notou que isso estava acontecendo, ele enforcou o lobo em uma árvore muito alta. Os outros pastores perguntaram por que ele tinha enforcado uma ovelha, a que o pastor respondeu: A pele é de uma ovelha, mas acções eram as de um lobo "

Moral da História: 
Não devemos julgar as pessoas pelo seu comportamento exterior, mas pelas suas obras, pois muitos têm pele de cordeiro e agem como lobos. 

Moral da publicação:
Tarde ou cedo a pele do lobo acaba por cair e as acções (e palavras) acabam por desmascará-lo. É fácil ver quando as pessoas estão a ser falsas, pela postura, linguagem verbal, não verbal, etc. Além do mais, conhecendo um lobo ou outro, é ainda mais fácil reconhecê-los ao longe. Depois o raciocínio mais prático (nem sempre 100% certo) é: diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és. 
Vão pelos mesmos princípios...em vez de os lobos vos atacarem, hão-de vos pedir festinhas! :)

Sem comentários: