domingo, 11 de novembro de 2012

Notícias - PAN solidário com as vítimas do temporal

Li agora no site do DNotícias uma notícia que me deixou bastante tocada:

"O PAN mostrou-se solidário com as vítimas do temporal (deve ter sido daquele que destruiu muita coisa na Madeira...e no Algarve) e por isso fez um comunicado em que mostra as palavras de solidariedade: "O PAN encontra-se solidário com as pessoas que sofreram as consequências do mau tempo dos últimos dias, com os feridos, com as pessoas que perderam as suas casas e que viram seus pertences destruídos" Apesar desta solidariedade (já estavam a pedir demais), o PAN lembra (calhou a vir à ideia este assunto durante o comunicado) que a Natureza "pode ser uma entidade desprovida de consciência de si, mas que não é inerte, ela reage ao esventrar das suas montanhas, ao estrangulamento dos seus cursos de água, à betonização das suas vertentes". (eu até ponho a vermelho para vocês verem que apesar lá dos temporais não terem consciência de si, a culpa é nossa que ninguém nos manda andar a estragar o mundo todo)

Além das pessoas, o PAN, que é o partido dos animais, lamenta "os ferimentos provocados, bem como a perca de vidas de vários e variados animais, domésticos e selvagens" (eu também lamento, será que isso me dá direito a ir falar à TVI?). O partido realça "todos quantos dão apoio em favor dos afectados pelo mau tempo, tanto os que o fazem por retribuição e dever, como também e principalmente, os que o fazem de forma solidária" (e principalmente!). O que não há é qualquer solidariedade "com aqueles humanos que, sem contemplações, cometem atentados que degradam e exploram a natureza para propósitos que supostamente deviam trazer o progresso". (não há mesmo, e ainda por cima são os culpados pelos temporais terem acontecido. Eles fazem e a natureza reage, depois dá nisto... ah, mas pera, esses que cometem atentados somos nós!?)

O comunicado conclui, lembrando que "estamos numa época em que, para além da convulsão económica e social, a natureza também parece estar em convulsão e mudança, o que afecta a harmonia das nossas vivências e relembra a nossa impotência e insignificância perante os elementos naturais". " (palavras lindas...)

Não há nada que eu mais concorde. Será que se este partido se resumisse também à sua insignificância não faria melhor figura? E já agora, em vez de andar a perder tempo com comunicados não fazia melhor se ajudassem as pessoas que de facto ficaram em más posições? De qualquer das formas, dou os meus parabéns pela fantástica literatura exposta na notícia, aquele "esventrar das montanhas" tocou-me a alma e o facto de saberem aproveitar uma excelente oportunidade - o mau tempo ter destruído alojamentos e ter deixado pessoas em situação pior do que estavam - para virem com fingidos ataques de consciência "o que se está a passar é culpa nossa porque estragamos o planeta". Embora, atenção, seja real o facto de o planeta se estar a destruir e contribuirmos para isso, quero mesmo chamar a atenção pela hipocrisia lançada com o "comunicado de solidariedade".

Pronto, era só isto. 

1 comentário:

Pérola disse...

Como diz o ditado 'Quem semeia ventos colhe tempestades'.

Mais cataclismos estarão vindo por aí.
O Planeta leva o seu tempo, mas virá apresentar a factura.

Só não vê quem não quer.


Beijinho