domingo, 13 de janeiro de 2013

As 50 sombras de Grey

No outro dia tive oportunidade de dar uma espreitadela (como quem diz, folhear) um dos livros mais falados do momento. Já ouvi tecerem tantas críticas (negativas) e elogios ao bom do livro que fiquei com curiosidade de ler alguns trechos só para tirar as minhas próprias conclusões. Não o li todo, claro. Isso é para quem tem tempo para dar e vender, coisa que a mim por agora me falta. E de facto a senhora James tem jeito para a escrita, pois gostei de ler, e inclusive a história dos dois personagens, mesmo não sendo nada por aí além, era interessante ao ponto de despertar curiosidade e levar à continuação da leitura. Mas agora as cenas de sexo...achei um exagero dedicar um capítulo inteiro a descrever o que se faz, o que não se faz, como vai fazer, como não faz, e põe aquilo ali e põe aquilo aqui e depois tira, mais ele a dizer-lhe que lhe ensina a fazer não sei o quê (a moça em questão é virgem) e depois que a ensina a fazer mais não sei o quê.
Bem, com tantos ensinamentos chegamos a cansar-nos do livro (eu pelo menos).
As cenas mais picantes são as que dão alma ao livro, sem dúvida, mas parece-me a mim que foi feito para quem é adepto de cenas sexuais (pornográficas/eróticas) sem se perceber muito bem a diferença. Não é um livro para ler e adorar, não é um livro para ler quem gosta de ler, é um livro para ler quem gosta de sexo.

1 comentário:

Anónimo disse...

BEM, acabei de ler o terceiro livro ontem á noite, e posso dizer que eu adorei. Sou uma pessoa que leio um pouco de tudo e que não dispenso um livro na minha cabeceira, e como ouvi tanto alarido em torno desta trilogia li, e posso dizer que li os três volumes em 3 semanas. Esta escritora sabe como chamar a atenção das mulheres, pois o Christian Grey é o homem que qualquer mulher sonha ter , mas poucas o admitem, assim como o sexo todos gostamos mas ainda existe o pudor de o admitir.
Sem duvida é um livro para voltar a ler daqui por alguns anos, adorei.