sexta-feira, 29 de março de 2013

Das coisas da sociedade

Acho piada a certas pessoas. Não é aquela piada que faz rir (se bem que de vez em quando me dê vontade disso, como já aconteceu), mas é aquela piada de que aquilo que o outro é ou fez não cabe na cabeça de ninguém, então ficamos a pensar como a outra pessoa tem características que não são boas...tipo estupidez, hipocrisia e outras coisas. 

Então...acho uma certa piada quando, por intermédio de outra pessoa com quem me dou bem que outra qualquer (geralmente mulheres, vá se lá saber porquê!) comentou algo mau a meu respeito. Mau como imaginam é relativo, por isso, considero mau uma coisa bastante destrutiva ou ofensiva. 
E então, aí acho graça... e continuo a achar graça a pessoa ter a cara de pau de ser simpática, fofinha, querida e generosa comigo. Aí acho mais graça. Só que eu tenho um defeito (e digo defeito porque actualmente isto poderia ser considerado uma qualidade!): não ser capaz de fingir. 
Por isso, embora não vá a correr contar à pessoa o que me disseram (tenho uma réstia de inteligência, ainda, meu deus!), não sou capaz de olhar para quem é e ser simpática para ela. É preciso estar muito bem disposta. 
Eu sei que vem daqui a tal coisa de fingirmos que sorrimos é melhor para quem nos deseja mal e blá bla, mas eu não quero saber da outra pessoa até ela ser uma cabra comigo, por isso se embirro com ela é porque me desejou mal primeiro, e aí também não fui capaz de ser simpática. Resumindo, só sou capaz de simpatia sincera com quem sei que nunca me fez mal e que nada tem contra mim, em sentindo o contrário, não sou capaz disso... o que acontece é que muita gente não gosta disso, nem gosta de contradições.
Gostam de que o mundo mude só por eles mandarem. Só que o mundo não é assim... 

...e em tom de desabafo: eu considero que tenho muitos defeitos, mas se há defeito que abençoei este ano por ter é o facto de não ficar quieta, não engolir as coisas que me acontecem como estas e outras piores. Ás vezes não ser submisso é bom, e mesmo sabendo que tenho consequências disso, boas ou más, não mudo os meus planos e digo as coisas, não me permito a aguentá-las. Acontece o quê? Ganhar inimigos? ... Não é nada que não esteja já habituada...

1 comentário:

MC- Maria Capaz disse...

Não são bem inimigos mas sim pessoas com inveja ;)