quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Carne

Agora os ambientalistas e animalistas já têm uma maior possibilidade de escolha: ou comem o que há e têm que matar animais e plantas, ou comem carne criada em laboratório (1). Ainda há a terceira possibilidade de não comerem nem uma coisa nem outra, mas ao menos agora não têm que se queixar.
Como toda a gente deve imaginar, este tipo de noticias vai causar polémica entre as pessoas e vão haver duas opiniões bastante distintas: imoralidade versus possibilidade de evitar uma intensiva produção animal. Ainda assim, não deixa de ser um grande passo para a ciência, a certeza que se consegue pegar em várias células de um organismo e replicá-las de forma a criar uma grande variedade de tecidos, neste caso particular, carne. Mas na área da medicina, os tecidos criados a partir de células já ajudam a melhorar a vida de muita gente.



(1) Ainda é capaz de demorar a criar vegetais em laboratório, mas essa possibilidade também já deve estar a ser estudada. Afinal, os vegetais também são seres vivos e também sofrem.

4 comentários:

efemota disse...

Pode trazer boas coisas, sobretudo para a fome no mundo, que já de si não devia ser um problema devido à irracional de carne que é produzida. Não digo que seja uma coisa imoral, acho que as condições violentas a que os animais estão sujeitos são piores e não acho que seja por este avanço cientifico que isso vá deixar de acontecer. Eu acho que, a serem comercializados, o problema vai ser a confiança, não?


Ah, as plantas não têm sistema nervoso central por isso não sofrem.


cumps

M* disse...

Sim, também tens razão, efemota. Mas acrescento: as pessoas que não têm capacidade para adquirir comida melhor têm que se sujeitar a tal? Quer dizer, aposto que muita gente com possibilidade financeira não vai querer experimentar por questões morais e blá blá (a mim faz me confusão esse tipo de comida, confesso). Eu não iria querer gastar dinheiro nisso nem que fosse só 0,20€ cada bife.

E eu sei disso lol estava a ser irónica.

Beijos

efemota disse...

Não deviam,assim como com os ogm's, mas também acho que, pelo menos num futuro próximo, a carne de laboratório não vai ser mais económica que a animal de industria, o processo deve ser bastante caro e difícil de fazer à grande escala. É o mesmo com os alimentos biológicos, ou quando os animais não são de industria.

Eu sou vegetariano e também não iria comprar.

***


M* disse...

Também concordo. E ainda bem! Deixemos as próximas gerações decidir se preferem comer carne em laboratório ou proveniente de animais.
Beijos