segunda-feira, 2 de abril de 2012

Morais absolutas ou morais relativas?

Mundo Quino 

Não sou filosofa profissional, sou simplesmente uma amante amadora da filosofia que gosta de pensar e não ter que decorar teorias, defender os meus próprios valores e pensamentos e enquanto dava uma vista de olhos pelo Dicionário da Filosofia (para quem se interessa: aqui) encontrei a expressão: morais absolutas, que segundo a definição apresentada, "dizer que há normas morais absolutas é dizer que essas normas não dependem da época, da sociedade, da opinião das pessoas, etc". Isto fez-me, de facto, pensar: não há simplesmente normas relativas? Como podem as normas ser absolutas e não depender das pessoas, da época? A meu ver (e posso estar muito errada com esta afirmação) é impossível! Fomos nós que criámos essas regras de moral que obrigamos todos os outros a seguir, fomos nós que criámos a disciplina chamada de ética e outras mais, pelas quais tentamos reger a nossa vida.
Por isso, em jeito de conclusão, é impossível (senão, muito pouco provável) que possam existir normas absolutas (e não estou a criticar o que diz no dicionário e sim a apresentar um pensamento e opinião que foram criados durante a sua leitura).

2 comentários:

mfc disse...

Aí nesse texto há uma confusão.
A Moral é local e a Ética é universal.... pelo que não existem normas morais absolutas.
Essa abrangência só é característica da Ética.
A Moral muda de lugar para lugar.
A Ética, mais densa, mas muito mais compreensiva(contrário de extensiva), essa é que tem dimensão universal!
Não se discute a liberdade, a vida, o trabalho... que são valores éticos.

Beijos

(E obrigado por esta discussão)

M* disse...

Ah, não agradeça. Obrigada eu! É sinal que ainda me falta aprender muito. Agradeço o esclarecimento.