terça-feira, 10 de abril de 2012

Ortografia



Numa altura em que é habitual a partilha de informação e de opiniões através da Internet, seja pelos diversos sites sociais ou mesmo blogs, sites de informação, etc., seria de esperar que as pessoas compreendessem que a forma como escrevem se torna um cartão de visita e é considerada sua "aparência exterior" no mundo virtual, no entanto, não é isso que acontece... Aflige-me profundamente ver como são dados simples erros de ortografia em textos banais. Actualmente todos podem ter a oportunidade para comunicar com os restantes, em qualquer parte do mundo, a nossa opinião é valorizada a ponto de podermos comentar vídeos, imagens e publicações de pessoas ditas famosas, que se mostram disponíveis para com os fãs por isso seria de esperar que se tivesse um pouco de cuidado com o que se diz ou com a forma como se diz, mas o grande problema que se coloca é o facto de jovens (desde os 12 aos 20) não terem uma noção de como escrever de forma a não dar erros (e não querem saber!), acham que está tudo bem e que ninguém tem que os criticar, mas quando vejo isto ocorre-me sempre: qual será o futuro para pessoas assim? Qual é o orgulho de se chegar aos 30 anos e não se conseguir escrever uma só frase sem ter um erro em cada palavra (porque se quer)? Qual é o orgulho de não se poder ter o emprego que se quer porque nunca se esforçou para conseguir o básico?
Ao longo da minha infância (até agora) sempre fiz um esforço enorme para conseguir atingir os meus objectivos, sou péssima a matemática e compreendo perfeitamente que tenho que melhorar porque durante a minha vida isso vai ser importante para mim, mas não sei como seria se me deixasse simplesmente andar e não quisesse melhorar o que faço. Muito possivelmente, mais tarde, não me sentiria realizada profissionalmente (e como disse antes, ainda tenho muito que melhorar para conseguir sentir isso mais tarde - se é que o vou sentir!) e claro que gostava que percebessem isso, principalmente pessoas pelas quais tenho algum carinho.
Mas, são escolhas...


Nota: O objectivo deste post não é criticar ninguém, é simplesmente um desabafo.

Sem comentários: