quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A cultura está cara

Enquanto vagueava, como habitualmente faço, pela Internet em busca dos mais diversos assuntos que me vêm à mente, encontrei vários cursos que me interessaram, em diferentes Universidades pelo país. Ao aprofundar mais o meu interesse por cada um, não pude deixar de reparar nos enormes preços de propinas, inscrições e candidaturas que pedem, e isto fez-me pensar que, de facto, só quem tem cultura (este tipo de acesso) é quem tem dinheiro para a pagar.
No entanto, também me fez recordar (nunca mais me esqueci desta frase) uma parte do programa do "Você na tv", há uns anos, em que a Lili Caneças se gabava de na sua juventude entrar nas festas porque, dizia ela, "quem entrava ou era rica ou era linda" (claro está que não era a primeira hipótese). Ouvi a primeira vez e simplesmente não me passou pela mente nada de especial, era um facto que ela relatava e eu, como óbvio, concordava, mas sem experiência própria. Mais tarde, ao assistir a um programa na tv (aquele que já mencionei, em que consiste numa pessoa rica - geralmente é um/a jovem mimado/a - que quer realizar uma festa com gente de elite num curto espaço de tempo, sem olhar a meios monetários) recordei essa fantástica frase e pensei para mim mesma: "agora já compreendi porque é que OU são ricas OU são bonitas" - lá raras vezes encontram-se alguns indivíduos "dois em um".
E tudo isto faz-me transcrever a frase não para as festas, mas sim para as universidades, afirmando: "quem entra nelas, ou é rico ou é inteligente" e retomo: lá poucas vezes encontramos alguns indivíduos que têm  a maravilhosa condição de serem ricos e inteligentes (e então se forem bonitos? Ui!...).

Sem comentários: