quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gordinhas e as outras - minha versão

Desde de 2010 que o artigo "Gordinhas e as outras", da Margarida Rebelo Pinto está no site da Sol, mas tendo em conta que agora se tornou moda comentá-lo, não quero ficar atrás e também direi a minha opinião sobre ele.
Particularmente não gosto da Margarida Rebelo Pinto, mas isso muito sinceramente não interessa para o caso, pois vou comentar o artigo não a mulher em si, muito menos a escritora (de livros) que é (e repito: eu particularmente não gosto).

Bem, para mim, posso tirar dois pontos de vista de lá (depende só da perspectiva): Por um lado coloca estereótipos e ofende as "gordinhas" afirmando que podem ser amigas dos homens (ter um estatuto superior às chamadas "giras") por ser assim. Portanto, ela considera-se uma "gira" (falando indirectamente através das amigas) que gostava de não ter o peso da educação em cima. Ou: porque têm as "Gordinhas" (raparigas que no fundo são exactamente iguais às outras) que ser tratadas de uma forma diferente, uma forma como os rapazes se tratam mutuamente? Uma injustiça, é certo, pois são mulheres como qualquer uma, não é por terem mais peso (ou outras quaisquer características, fala-se no peso porque calha) que devem ser tratadas como um homem.
Afinal, aquilo que ela retrata e critica é real. Mas retirando os estereótipos... não há cá as gordinhas e as magras. Há as garotas e as mulheres (para mim). E as primeiras têm inveja das segundas e ainda assim não fazem nada para mudar... As primeiras são as consideradas "one of the guys", aquelas para que ninguém olha...e que se contentam em ser assim e pior: ainda invejam as que tentam (e se esforçam) para serem mulheres.

Por isso, não conhecendo a pessoa em questão e não tendo lido mais do que o próprio artigo, algumas ofensas à sua pessoa e mais algumas ofensas à sua pessoa, só posso afirmar que: minha senhora, se o seu objectivo era escrever um texto sarcástico de forma a criticar a colocação de estereótipos e o tratamento diferente das pessoas devido à sua diferente forma física (ou outros) bem como o acomodar das "gordinhas" à sua vida normal e infeliz, fê-lo mal. Se eventualmente só queria chamar a atenção (indirectamente através das amigas) pelo facto de ser considerada miúda gira e não ter a oportunidade de tratamento especial que as "gordinhas", amigas verdadeiras e sinceras dos homens têm, prefiro à mesma continuar a acreditar que era mesmo a primeira opção... Só porque gosto de ser optimista.

3 comentários:

Anónimo disse...

Para mim ha MULHERES...o resto é lixo escrito por essa pseudo escritora com cunhas na sociedade.
Adoro o teu blog...passa pelo meu. Tenho la um post " selvagem" e aproveita e vota na sondagem
Beijos selvagens e charmosos

Pérola disse...

Já dei para este peditório.
Passo...


beijinho

. disse...

Está certo. Está certo. Para mim, este é o melhor texto acerca desse assunto. :P

Beijinhos e óptimo fim-de-semana.